segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dores no pescoço - Tração Cervical Manual


O pescoço realiza vários movimentos e suporta o peso da cabeça, entretanto, por não ser bem protegido, pode ser facilmente machucado, além de problemas que produzem dor e limitação de movimento. Pode ser por anormalidade em tecidos moles, como tensão nos músculos e compressão de nervos. As técnicas de trações podem ser usadas com a finalidade de alongar os músculos e as cápsulas das articulações facetárias e para alongar os forames intervertebrais. 
O ângulo de tração, a posição da cabeça e a aplicação da força podem ser controlados pelo fisioterapeuta e a força pode ser aplicada com o mínimo de sobrecarga em regiões que não podem ser alongadas. 


Paciente: Deitado em decúbito dorsal, popularmente de "barriga para cima" e o mais relaxado possível. 
Terapeuta: Em pé, apoiando o peso da cabeça do paciente nas mãos, com os dedos embaixo do occipital e a outra mão pode ser colocada na testa do paciente, como também pode ser utilizada uma cinta no occipital. Após variar as posições para flexão, extensão ou flexão lateral com rotação, uma força pode ser aplicada tracionando-se o corpo cervical enquanto que o corpo do terapeuta é inclinado para trás de maneira controlada.